Advogados são profissionais dos quais não se costuma gostar de precisar. Profissionais de situações de urgência, é preciso ser certeiro no momento da escolha, eis que contratar o profissional errado pode causar consequências terríveis, como uma condenação e eventualmente prisões injustas.

No momento da pesquisa, a cautela é a regra. Mesmo para quando o profissional é indicado, o cuidado deve existir. Pense comigo, quem nunca foi a um mecânico por indicação de alguém que mais atrapalhou do que ajudou a solucionar o problema do seu carro? Com advogado a lógica é a mesma, mas às vezes já houve perda total no seu processo, e assim a situação se complica de vez. Entenda que advogado não é um gasto, muito pelo contrário, é um investimento que você faz em você ou em alguém que você ama.

Desta forma, imagine que você receba uma intimação em sua casa para prestar esclarecimentos em delegacia de polícia, ou pior, receba uma citação dando ciência de que está sendo processado criminalmente por um ato que você nega ter cometido. Sabedor de que precisará do auxílio de um profissional de confiança, imediatamente vem a pergunta: ok, mas qual? Como escolher? Vem comigo que vou te ajudar a tomar a melhor decisão!

1.       Ter certeza de que a pessoa é, de fato, um advogado. Não sejamos ingênuos, há golpistas por todos os cantos do país. Eu mesmo já registrei diferentes boletins de ocorrências por ter sido alvo de pessoas se passando por mim para tentar tirar dinheiro de pessoas em momentos de fragilidade. O ideal nestes casos é entrar no site da OAB do Estado onde o advogado está habilitado e conferir se ele está inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. Eu mesmo sou inscrito na OAB/SP sob o nº 424.931;

2.       Procurar por advogados especialistas em resolver o problema pelo qual você está passando. Como gosto de ensinar através de exemplos, lá vai outro: você ou um ente querido seu está passando por um grave problema de coração que precisa de reparo através de uma cirurgia. Você confia esta vida nas mãos de um clínico geral, que faz um pouco de tudo, ou nas de um cardiologista, especialista nesta natureza de procedimentos? Você merece o melhor, não se prive disso! Como já dito anteriormente, advogados são investimentos, logo lembre-se que quem procura preço muitas vezes não encontra qualidade.

3.       Contrate um excelente advogado, mas confie em uma pessoa ainda melhor. Aqui está mais um daqueles momentos de lembrar que o óbvio precisa ser dito. Processos não são meros papéis, cuidam da história de pessoas, pessoas estas que se encontram em grande parte das vezes enfrentando o momento mais tenebroso de suas vidas. Neste sentido, o pecado de muitos profissionais está na falta de empatia. O cliente manda mensagem e não tem resposta, muitas vezes sob o argumento de que sua pergunta em um momento de pavor não é pra tanto, por a movimentação vista em seu processo “não ser nada demais”. Entendo que quem procura por um advogado particular procura por atenção particular, especial, diferente do que encontraria na Defensoria Pública. Não precisa almoçar no domingo na casa do cliente, mas respeitar seus medos, pois o perito no assunto é o advogado, para o cliente tudo é novo e digno de medo. A chave está em encontrar um profissional que mereça sua confiança, não que queira apenas seu dinheiro.

4.       Não se importe se o advogado é de outra cidade. Vivemos uma era digital, meus amigos, tudo é online, feito por aplicativos, por que você ainda reluta em contratar somente advogados da sua cidade? E não me venha com a desculpa de que “o contato é mais fácil”, pois no final das contas ele será pelo whatsapp mesmo. Não importa de onde você esteja, de onde é a sede física do escritório do seu advogado. Hoje contratos são assinados digitalmente, os processos são digitais, as audiências virtuais, o contato com o mundo é através de aplicativos de mensagens, por qual motivo você insiste em lutar contra a modernidade? Entenda, essa é uma luta inútil que lhe fará perder a oportunidade de contratar o profissional certo para o ajudar a resolver seu problema. Nosso escritório mesmo possui sede física em São José dos Campos-SP, mas temos demandas inclusive no Ceará. Os tempos mudaram, as oportunidades aumentaram. Aproveite!

5.       Não se iluda simplesmente por cabelos brancos. Habilidade não necessariamente é questão de tempo. Os resultados possíveis dentro de uma demanda logicamente exigem um certo nível de experiência, no entanto a carência é maior por conhecimento técnico acerca da demanda e de estratégias para resolver o problema. Isso pode ser encontrado em profissionais estudiosos, dedicados e atentos às atualizações das leis, de como pensam os tribunais e também de maneiras de viabilizar uma defesa de excelência. Quem procura advogado simplesmente por seus anos e anos de carreira termina por se frustrar, pois este é apenas um dos fatores que devem ser considerados para a escolha, não uma regra inquestionável. Ademais, sejamos honestos, todos conhecemos profissionais que se deixaram levar pelo tempo e acabaram por não se atualizar. Com isso, o único prejudicado é a pessoa que já enfrenta o trauma de um processo criminal.

 

Estas são algumas dicas que entendo necessárias para que você possa encontrar o profissional certo para resolver o problema pelo qual estás passando. Concorda comigo? Acha que esqueci de alguma dica ou acredita que errei em algum ponto? Me conte nos comentários e vamos crescer juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *